Pentastomida:
é um grupo de parasitas invertebrados comumente conhecidos como vermes língua, devido à semelhança de algumas espécies com uma língua.
Existem cerca de 100 espécies, todos são parasitas obrigatórios. Os vermes adultos variam entre de 1 cm a 14 cm de comprimento. Eles têm cinco apêndices anteriores. Uma delas é a boca, os outros são dois pares de ganchos que eles usam para anexar ao hospedeiro. Esse acordo levou ao seu nome científico, que significa "cinco aberturas", mas, embora os apêndices são semelhantes em algumas espécies, apenas uma é uma boca.
Sua afinidade com outros invertebrados é incerta. Eles crescem por muda, o que sugere que eles pertencem à Ecdysozoa. Historicamente, eles foram considerados num filo próprio, mas em 1972, Wingstrand mostrarou semelhanças na estrutura dos espermatozóides entre Pentastomida e Branchiura, um grupo de crustáceos parasitas, e essa relação é apoiada por análises moleculares.
No entanto, fósseis do Alta Cambriano identificados como pentastomídeos (Heymonsicambria, Haffnericambria, Bockelericambria) sugerem que o pentastomids ramificada e bastante precoce pode ser um grupo externo aos outros artrópodes.
Nomes alternativos para Pentastomida inclui Pentastoma (in partium), Linguatulida, e Acanthotheca.
Classificação
Subclasse Pentastomida Diesing, 1836
Ordem Cephalobaenida Heymons, 1935
Família Cephalobaenidae Fain, 1961
Família Reighardiidae Heymons, 1935
Ordem Porocephalida Heymons, 1935
Família Armilliferidae Fain, 1961
Família Diesingidae Fain, 1961
Família Linguatulidae Heymons, 1935
Família Porocephalidae Fain, 1961
Família Sambonidae Fain, 1961
Família Sebekiidae Fain, 1961
Família Subtriquetridae Fain, 1961
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário